Restore dos contactos no Windows Live Mail

Ola mais uma vez,

Desta vez estou aqui a publicar uma dica sobre um problema que tive num cliente em que usavam o Windows Live Mail como cliente de mail.

Esta solução apenas se aplica a casos onde ainda existe a informação anterior, por exemplo, se renomearam um perfil de utilizador, se estão a trocar de disco, se têm a informação guardada em outro local, etc. Se já tiverem formatado o disco, ainda podem tentar recuperar alguma informação com uma aplicação do tipo "file scavenger" ou outra qualquer do género.

Este problema surgiu depois do servidor DC (domain controller) do cliente ter avariado, logo apos ter tentado instalar o SQL Server 2008. Como resultado, tive que instalar um novo servidor com o Windows Server 2012. Após tudo estar terminado tive que voltar a adicionar todos os computadores ao novo domínio.

Num dos últimos computadores, após ter feito o backup a toda a informação, perguntei à utilizadora se existia mais alguma informação que fosse necessário guardar e, como é normal responderam com toda a certeza que não havia mais informação.

Passados uns dias recebo um telefonema a dizer que tinha faltado recuperar os contactos do e-mail.

Como o Windows Live Mail não guarda a informação como o Microsoft Outlook (em ficheiro único), andei a fazer varias pesquisas e vários testes, descarreguei software onde diziam que se conseguia abrir o ficheiro e exportar os contactos, etc., tudo isso sem nenhum resultado positivo.

No meio de todas as pesquisas, encontrei este link que me ajudou a perceber onde é que estava o ficheiro que guardava a informação dos contactos.

O que eu fiz para resolver o problema e para a utilizadora ficar de novo com os seus contactos foi o seguinte:

Nas opções das pastas defini como esta na imagem


Fechei a aplicação Windows Live Mail

Acedi à seguinte directoria: "C:\Users\"utilizador antigo"\AppData\Local\Microsoft\Windows Live\Contacts\Default\15.5"

Fiz copy da pasta "DBStore"

De seguida acedi à directoria " "C:\Users\"utilizador novo"\AppData\Local\Microsoft\Windows Live\Contacts\Default\15.5", fiz backup da pasta "DBStore" que já existia nesta directoria e depois colei a pasta copiada anteriormente.

Voltei a abrir o cliente de mail e os contactos estavam restaurados.

Apesar de ter lido em vários sites que isso não dava para fazer, esta foi a solução que eu encontrei e a mais eficaz.


Um abraço a todos,

Comentários

Anónimo disse…
Deu certo
obrigado
Michel Niewohner
Nuno disse…
Olá Michel,

Ainda bem que resultou.

Abraço

Mensagens populares deste blogue

Erro "System error 1231 has occurred" ao tentar mapear uma drive de rede

Alterar a chave do Office Home & Business 2013

Saber qual a "Product Key" do Office 2013